Como proteger minha logomarca?
A logomarca também precisa ser registrada para estar protegida. Ela é o desenho, símbolo ou ícone que representa a forma gráfica da marca. Lembre-se: dono da marca é sempre quem registra primeiro! Essa lógica também vale quando estamos falando das logomarcas – ou marcas figurativas.
Por isso, se você investiu em uma logo linda para seu negócio, não corra o risco de perder o direito ao uso por falta de registro. É indispensável que seja realizado o Registro de Marca junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
PRECISO FAZER UM REGISTRO SEPARADO PARA MARCA E PARA LOGOMARCA?
Isso vai depender do tipo da sua marca. O registro de marca pode ser feito tanto em conjunto quanto separadamente – nome da marca e logomarca.
Existem quatro tipos de marcas:
- Nominativas (só nome)
- Figurativas (só logomarca)
- Mistas (nome e logomarca)
- Tridimensionais (embalagens, por exemplo)
Para saber qual a melhor opção para o seu caso o melhor é contar com especialistas. Assim, você garante o mais importante, que é proteger seu patrimônio e evitar imprevistos, prejuízos financeiros e perda do direito de uso da marca.
Para saber mais sobre o assunto, conte com a Crimark. Nossos especialistas estão prontos para realizar e acompanhar seu registro de marca e logomarca.