Logotipo: não faça isso antes de pesquisar por marcas registradas.
Muitas pessoas que abrem seu negócio dão andamento na criação de um logotipo para sua marca antes mesmo de registrá-la, mas correm o risco de perderem o investimento.
O correto nem sempre é feito, às vezes por falta de informação, mas não se preocupe. Estamos aqui para ajudar!
Vamos fazer uma lista do que pode acontecer se você não fizer uma pesquisa no site do INPI antes de registrar sua marca e investir no escuro:
- Você pode ser processado por utilizar uma marca que já existe e foi registrada por outra pessoa.
- Nessa situação, você corre o risco de ter que trocar o nome da sua marca. Ou seja, se você já investiu em um nome/logotipo/materiais para o seu negócio, isso será em vão.
- Pode ter que pagar uma indenização pelo uso indevido da marca já registrada e nem saber o porquê.
Mesmo que sua ideia seja muito boa e tenha vindo antes da criação de uma marca que já existe, ela pode ter sido registrada antes de você tomar essa atitude – isso pode ser visto na Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96).
Uma dica é sempre pesquisar o nome da marca pelo INPI, pois pode não bastar uma pesquisa pelo Google ou redes sociais. Nem todas as marcas marcam presença na internet, então isso pode vir a ser um tiro no escuro.
Não corra esse risco e se informe antes de colocar dinheiro no nome de sua marca, logotipo ou qualquer outro tipo de investimento que pode vir a ser perdido e jogado fora (ou até mesmo acarretar penalidades previstas pela lei).
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Crimark!
Acesse aqui e conte com a nossa equipe para te auxiliar!