O quanto a sua marca é importante para você?

 

   Para responder a esta pergunta, é necessário outras: Quais são as suas aspirações? Você deseja que o seu negócio seja para sempre apenas uma pequena fonte de renda, ou pretende fazer com que ele cresça e evolua sempre? Se esta última for a sua resposta, então você precisa começar do jeito certo: registrando a sua marca.

   No final de 2017, uma notícia tomou conta da mídia: dois irmãos italianos ganharam uma batalha na Justiça contra a Apple, conquistando o direito de utilizar o nome da sua marca de roupas e acessórios como “Steve Jobs”. A vitória se deve ao fato dos irmãos terem registrado a marca em 2012 e, a famosa empresa da maçã, não ter o registro. Quando o assunto é registro de marcas, você pode até ser o criador do iPhone, mas sempre ganhará quem “provar” judicialmente o registro. Neste caso, a Apple não foi diretamente prejudicada quanto a sua reputação de qualidade, mas nem todos têm a mesma sorte.

   Outro caso semelhante foi o que ocorreu com o Hotel Embaixador. O nome era utilizado por duas empresas diferentes, uma localizada em Minas Gerais e outra no Rio Grande do Sul. Contudo, o hotel gaúcho havia o registro e moveu uma ação contra o hotel mineiro, alegando que os nomes iguais causavam confusão na hora da procura do cliente. Como o Hotel Embaixador gaúcho havia o registro, seu concorrente mineiro foi obrigado a pagar R$ 40 mil reais pelo uso indevido da marca. É importante ressaltar que o registro vale para o território nacional, sendo assim, não adianta argumentar que o estabelecimento está localizado em outra região, o que interessa para a justiça é o registro.

   Para um empreendedor conquistar credibilidade e confiança do cliente, fazendo com que ele atribua o nome da marca a qualidade buscada, é um processo demorado e satisfatório. Por isso, perder tudo isso é não valorizar todo esforço do processo e sucesso alcançado. Se a sua marca é importante para você, registre-a!

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