Posso registrar uma marca sem ter empresa aberta?
Uma dúvida bastante comum entre quem tem interesse em registrar uma marca é a necessidade de se ter uma empresa aberta. A verdade é que pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil ou que possuam procurador qualificado podem solicitar a proteção.
Por isso, se você pretende empreender e abrir seu negócio futuramente, mas já está em fase de planejamento e possui um nome, consulte a disponibilidade de registro e garanta a proteção, mesmo sem ter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Entretanto, há que se respeitar alguns requisitos: quem solicita um registro, seja pessoa física ou jurídica, deve comprovar que exerce atividade compatível com aquela que identificará a marca.
Por exemplo: um profissional liberal (advogado, jornalista, arquiteto, dentista, psicólogo) não precisa ter CNPJ para pleitear a proteção de sua marca porque consegue comprovar sua atividade, por meio de seu diploma ou documento que comprove sua participação em um órgão de classe, como a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por exemplo.
Resumidamente: o profissional que conseguir comprovar que sua atividade é compatível com as atividades contempladas pela proteção de uma determinada marca pode solicitar o seu registro.
Alguém que tenha CNPJ, mas que não exerça função compatível com a marca, não pode. Há que se seguir uma lógica: uma empresa de engenharia não tem motivos para tentar registrar uma marca referente à gastronomia. Por isso, um dos pré-requisitos para dar entrada no processo de registro é a comprovação do exercício lícito e efetivo da atividade por parte do empresário/empreendedor.
Já sabe! Quer pesquisar a disponibilidade de uma marca gratuitamente, precisa tirar alguma dúvida quanto aos serviços que oferecemos ou quer ficar atualizado em relação ao registro de marcas? Acompanhe nosso blog, canal no YouTube, fan page no Facebook e perfil no LinkedIn.