Qual a diferença do registro de marca e registro de domínio?
Fazer o registro de domínio e de marca influencia diretamente na credibilidade que será passada aos seus clientes. É dessa forma que você garante que o seu patrimônio esteja devidamente protegido, tanto no mundo online quanto no offline.
Por isso, é muito importante entender qual a diferença entre o registro de domínio e registro de marca, visto que ambos são essenciais para o seu negócio!
O que é o registro de marca?
A marca é como se fosse a identidade de uma pessoa: cada um deve ter a sua e é preciso ter um registro sobre isso, como o RG. O registro da marca assegura o direito de propriedade e o uso exclusivo ao seu titular em todo território nacional. Para conseguir isso, é preciso fazer um pedido junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O que é o registro de domínio?
O registro do domínio é a garantia de proteção da marca no mundo virtual. O domínio é o que vem depois do “www” em um site, mas também é importante para outros itens, como usar e-mails corporativos. Nessas horas, ter uma marca com nome curto e direto é mais fácil para falar e para fazer divulgações.
Para deixar bem clara a diferença: o registro da marca é um processo para proteger a imagem da empresa e de seus produtos (nome, logotipo) em um determinado ramo de atividade, lhe garantindo o direito de uso exclusivo em todo território nacional
Já o registro do domínio é a maneira de você garantir sua presença e segurança da sua marca na internet. Isso porque o registro de um domínio é único e não pode haver dois iguais, mesmo que os ramos de atividades sejam diferentes. Se você tiver o domínio www.suaempresa.com, nenhuma outra pessoa poderá ter ou registrar este domínio.
Assim, podem existir duas marcas iguais registradas no INPI, para ramos de atividades distintos, mas somente um registro de domínio será possível de ser realizado.
Como dissemos, o registro da marca é feito pelo INPI. Já o registro do domínio pode ser registrado para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) estabelecidas no Brasil, e é realizado pelo Registro.BR.
Não adianta criar uma marca forte, sólida e com produtos que o consumidor ama, investir tempo, dinheiro e recursos para simplesmente perdê-la do dia pra noite.
Por isso, proteja a sua marca! Faça o registro de marcas corretamente segundo as normas do INPI e garanta a continuidade do seu negócio, e não esqueça do registro de domínio.