Qual o tipo de marca ideal para meu negócio?
Existem quatro tipos de marcas: nominativas (só nome), figurativas (só logomarca), mistas (nome e logomarca) e tridimensionais (embalagens, por exemplo). Como saber qual a mais indicada para o seu caso? Para ajudar, elencamos algumas vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de marca:
NOMINATIVA
Vantagens: proteção mais ampla, que impede o uso por concorrentes de marcas iguais e similares sobre o elemento nominativo. A proteção sobre o nome permanece em caso de troca ou atualização da logomarca.
Desvantagens: não protege a logomarca, se houver.
FIGURATIVAS
Vantagens: permite a utilização da logomarca sem a necessidade de estar acompanhada de um elemento nominativo. Garante a exclusividade do uso de logo igual ou semelhante na sua área de atuação.
Desvantagens: não protege o nome da marca. Em caso de atualização de logo, é necessário um novo registro.
MISTAS
Vantagens: protege nome e logomarca com apenas um registro.
Desvantagens: é preciso utilizar a marca exatamente da maneira como ela foi registrada. O que está protegido é o conjunto, portanto os elementos não estão protegidos separadamente. Em caso de alteração de logo, também é necessário um novo registro.
TRIDIMENSIONAIS
As marcas tridimensionais são constituídas por formas capazes de identificar os produtos ou serviços que representam. É mais comumente utilizada quando falamos em embalagens ou produtos facilmente reconhecíveis, como o formato de um sabonete ou o vasilhame de um refrigerante. Se o seu negócio conta com uma distinção muito grande na forma em como apresenta um produto ou serviço, é indicado realizar o registro de uma marca tridimensional.
É muita informação? Não sabe por onde começar? É para isso que estamos aqui! A Crimark auxilia em cada passo do Registro de Marca para garantir que seu bem mais valioso esteja totalmente protegido.