Quantos registros foram feitos no início de 2022?
O Boletim Mensal de Propriedade Industrial consiste em um documento que fornece uma visão geral sobre os serviços prestados pelo INPI. Nele, são apresentados dados preliminares, obtidos a partir dos pedidos protocolados no Instituto e algumas decisões pertinentes ao órgão.
Publicando pelo sétimo ano consecutivo, a edição de março de 2022 do Boletim Mensal de Propriedade Industrial apresenta os dados pertinentes a fevereiro de 2022. Neste mês, os pedidos de depósito de propriedade industrial somatizam: 1.962 patentes, 31.616 marcas, 516 desenhos industriais, 263 programas de computador, 89 contratos de tecnologia, 1 indicação geográfica e 1 topografia de circuitos integrados.
A fonte de dados do Boletim são as Estatísticas Preliminares dos depósitos de propriedade industrial do INPI, que começaram a ser analisadas a partir de janeiro de 2013. Sua assessoria é a unidade do INPI, responsável pela produção das principais estatísticas relativas à concessão de direitos de propriedade intelectual no país.
Confira abaixo os dados pertinentes às patentes, marcas e desenhos industriais relativos ao Brasil e o mundo:
Patentes
No período acumulado janeiro-fevereiro de 2022 depositaram-se 3.833 pedidos de patentes: 3.494 de patentes de invenção, 328 de modelos de utilidade e 11 de certificados de adição. Ao total, clientes de 56 nacionalidades pediram as patentes.
Entre os países que mais depositaram pedidos de patentes de invenção, os Estados Unidos lideram a lista, com 31% de solicitações. O Brasil vem atrás, com 17%, já a Alemanha e China (7% cada), Japão (6%), Suíça (5%), Reino Unido e França (4% cada), são os países com menor quantidade. Entre os depósitos de modelo de utilidade, os moradores do Brasil foram responsáveis por 98% dos pedidos.
Marcas
Para as marcas, foram depositados, no período acumulado janeiro-fevereiro de 2022, 60.610 pedidos. Nesta época, depositantes de 89 países solicitaram proteção para suas marcas: dessa vez, o Brasil é o primeiro da lista, com 84% dos pedidos; Estados Unidos por 4%; e Alemanha por 2%.
Desenhos Industriais
Dos pedidos de desenhos industriais depositados no período acumulado entre janeiro-fevereiro de 2022, 29 países participaram dos depósitos. Entre os principais depositantes, os do Brasil lideram novamente: foram responsáveis por 72% dos pedidos, seguido por Estados Unidos (9%), China (3%), Alemanha e Reino Unido (2% cada). Ao total, foram 998 pedidos.
Ao final dessa leitura, a conclusão é uma só: quer entrar para o ranking de 2023? Entre em contato com a Crimark e facilite o seu processo de registro, patente ou desenho industrial!
Fonte: Boletim Mensal de Propriedade Industrial, Março 2022 – INPI