Adeus à Matterhorn: Montanha suíça vai desaparecer da embalagem de Toblerone

Adeus à Matterhorn: Montanha suíça vai desaparecer da embalagem de Toblerone

Um dos símbolos mais conhecidos da Suíça, a montanha Matterhorn, de 4,48 mil metros de altura, irá desaparecer das embalagens do Toblerone. Isso porque a Mondelez Intenacional, responsável pela marca de chocolate, vai transferir parte da produção para a Eslováquia a partir de julho.

Conforme o jornal Aarguer Zeitung, o redesign da embalagem se deve à Swissness Act, uma lei da Suíça que não permite que símbolos nacionais e cruzes suíças sejam estampados em produtos que não atendam os critérios do país.

Com a alteração do lugar de produção, o Toblerone não poderá mais se autodenominar como “fabricado na Suíça”. Além disso, a descrição na embalagem também passa por uma adaptação: a frase “da Suíça” passa a ser “estabelecido na Suíça”.

Nesse sentido, a Matterhorn dá lugar a uma montanha genérica para não violar a lei do país. No entanto, é certo que a nova paisagem se pareça com o lugar do símbolo antigo, para manter nos consumidores a associação direta do Toblerone com os alpes.

Não é a primeira vez que a Mondelez mexe no Toblerone. Em 2016, a marca dividiu opiniões ao reduzir o peso das barras, para deixa-las com 150g e ressaltar o molde dos picos no chocolate, sendo que esta última ação precisou ser revertida anos depois.

A Lei Swissness Act está em vigor desde 2017 e a sua função é a de proteger a marca “Suíça”. Os gêneros alimentícios, por exemplo, podem ser descritos como suíços se pelo menos 80% das matérias-primas vierem da Suíça e se a etapa essencial do trabalho ocorrer no país. O cacau – principal ingrediente do chocolate – entra como exceção, já que não é encontrado no país.

E você, o que pensa sobre toda essa situação? Independente das mudanças nas marcas mundo afora, a nossa preocupação mesmo é cuidar da segurança da sua. Acesse o nosso WhatsApp e em contato com a gente!

Abrir bate-papo
Entre contato coma a Crimark