Negócios e inovação: tendências da tecnologia para 2023

Negócios e inovação: tendências da tecnologia para 2023

Em um mundo de movimentos rápidos e constantes, o consumidor é quem dita as regras de consumo e, logo, as decisões precisam ser tomadas em torno do seu comportamento e cultura. Assim, a central de inteligência Blacklash se propõe a investigar estas mudanças.

Para o ano de 2023, a empresa identificou 39 tendências de tecnologia e inovação. O guia procura proporcionar às marcas alguns critérios que deverão mover os negócios não só neste ano, mas daqui para o futuro. Alguns destaques são:

Criatividade artificial

Após a revolução da inteligência artificial, a tecnologia deve alcançar os processos criativos e acelerar as discussões sobre o que é real. Os novos processos colocam em pauta os designs dinâmicos, as produções artísticas e as gerações que migram para conteúdos em conteúdos alimentados pela IA. A expectativa é que, por enquanto, as ferramentas de criatividade artificial sejam utilizadas como auxílio na inspiração, nem como viabiliza a democratização da criatividade e abre novas possibilidades para a criatividade

Corrida de dados

A rigidez das políticas relacionadas à privacidade vai continuar sendo impactante para as empresas. Nesse sentido, a vantagem está com os detentores de dados. À esta altura, já se prepara um futuro livre de cookies – o que, eventualmente, poderá moldar a forma como a publicidade é feita a partir de 2024, segundo o Google. O que o futuro guarda é um mecanismo em que os consumidores possam não só visualizar, mas quantificar seu próprio acesso aos dados e decidir, portanto, como usar estas informações – inclusive para fins comerciais.

Ativismo em cheque

Com a busca cada vez maior por soluções socioambientais decorrente de cobrança de marcas, a tendência é que os negócios relacionados ao ativismo ganhem destaque. Já vimos exemplos de em posicionamentos durante a Copa do Mundo, contra políticas anti-LGBTQIAP+ do Catar, e as marcas se manifestando contra o assédio durante o Big Brother Brasil 23. Existe ainda um fortalecimento de demandas, vindas sobretudo da Geração Z e dos millenials, de que os governos coloquem o planeta acima do lucro. Esta reivindicação compete principalmente às corporações.

Produções em laboratório

Para começar, já temos os primeiros experimentos de comidas feitas em laboratório. Em um futuro não distante, quase tudo o que conhecemos poderá ser produzido ou cultivado do zero em uma sala de testes. A tendência tem aspirações de responsabilidade socioambiental e emerge como uma alternativa de recursos ao passo em que as cadeias de abastecimento da população entra em colapso.

Para além da produção de alimentos, a ciência deverá solucionar questões relacionadas à medicina, tais como a dificuldade de realizar o transplante de córnea; desenvolvimento de bebês em laboratório por meio do desenvolvimento de técnicas de fertilização in vitro. No entanto, para que as tendências sejam colocadas em prática, ainda é preciso compreender as barreiras e investir na infraestrutura de educação do público acerca do tema.

Não perca a oportunidade de garantir a sua segurança da sua marca. Conte com a Crimark para fazer o seu registro.

Abrir bate-papo
Entre contato coma a Crimark