Qual a relação entre o Carnaval e os Registros de Marca? | Crimark

Qual a relação entre o Carnaval e os Registros de Marca?

Chegou o Carnaval: a época de dançar, curtir ou até mesmo descansar e, nessa época, inevitavelmente, tanto as marcas como os empreendimentos vêm à tona.

Aproveitando o retorno do Carnaval de Rua, após dois anos sem o evento, é possível verificar a existência de muitos blocos de rua (novos ou não), organizados por amigos ou familiares. Assim, ao passo em que estes ganham popularidade e sucesso, surge a necessidade do registro de marca para que o bloco em questão seja tratado de maneira profissional, fazendo do evento um verdadeiro negócio.

Ademais, é importante que os blocos se firmem como marcas e levem o entretenimento para o maior número possível de pessoas. Por isso, a Toluna, empresa líder fornecedora de insights do consumidor em tempo real, fez um estudo sobre os blocos de carnaval e a memória que as pessoas têm das marcas durante os eventos.

Na pesquisa, 67% das pessoas responderam que se lembram de ter visto alguma marca patrocinando os blocos de rua que participam, contra somente 33% que não se lembram. Por essa razão, é fundamental que os blocos de Carnaval bem sucedidos peçam e mantenham o registro de sua marca, para proteger seus negócios e garantir a exclusividade no uso do nome escolhido para a folia.

No Brasil, existem muitos pedidos de registros de marca relacionados ao Carnaval no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – no entanto, são poucos os blocos que se atentam em transformar a sua folia em negócio inteligente. Em sua nomenclatura, o bloco precisa ter o nome criativo e até mesmo engraçado para se diferenciar dos demais. Isso porque, dependendo das proporções do evento, o bloco pode sofrer plágios ou até mesmo a apropriação do seu nome, caso não esteja registrado.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o “Monobloco” leva milhões de pessoas às ruas. Para isso, tanto o seu nome como a diversão estão garantidos, uma vez que a sua marca está devidamente registrada no INPI e qualquer pessoa ou empresa que tente ganhar dinheiro utilizando seu nome seria impedida.

Além disso, uma informação elementar é que o registro das marcas relacionadas ao Carnaval deve ser solicitado na classe 41 da Classificação Internacional de Nice, correspondente a entretenimento, shows, espetáculos e etc.

Não perca a oportunidade de garantir a sua segurança, para aproveitar o Carnaval livre, leve e solto! Conte com a Crimark para fazer o seu registro.

Não perca a oportunidade de garantir a sua segurança, para aproveitar o Carnaval livre, leve e solto! Conte com a Crimark para fazer o seu registro.

Abrir bate-papo
Entre contato coma a Crimark