Tipos de marca e suas características

Tipos de marca e suas características

O nome da marca é o maior tesouro para qualquer empreendedor porque é, acima de tudo, a identidade principal do negócio que está sendo montado. Por isso, a escolha do nome merece uma atenção indispensável pelo empresário, uma vez que ela implicará diretamente no seu registro.

Para muitos empreendedores, escolher o nome da marca pode ser uma tarefa difícil, porque a chance de o nome que foi pensado já existir é considerável. Assim, para facilitar o processo da escolha, existem algumas classificações nominais possíveis para o nome das marcas, de acordo com as suas características. São elas:

Marca fantasia

Este tipo de nome para a marca diz o que veio. É um nome inventado, geralmente uma combinação de letras e símbolos e requer grande criatividade na hora de sua criação. A marca fantasia é interessante, uma vez que o seu grau de distintividade é maior – ou seja, uma vez que o nome foi inventado, a identidade da sua marca se distingue com maior facilidade diante das outras e por isso, ela possui alto grau de proteção marcária.

Exemplos: Nike, Adidas, Dexco, Fini.

Marca arbitrária

A característica principal das marcas arbitrárias é que o nome delas não tem relação alguma com o ramo da atividade. É uma expressão existente – inclusive, pode ser até em outro idioma – mas é empregado para uma função completamente distinta de seu significado original. A maior vantagem das marcas arbitrárias é que são muito menos passíveis de terem concorrentes com nomes parecidos.

Exemplos: Puma, Apple, Pão de Açúcar, Azul.

Marca Evocativa

Também chamada por marca sugestiva, este nome faz menção ao ramo da atividade fornecido pelo empreendimento. A vantagem é a dissociação para o consumidor final, que identifica a função principal da marca com facilidade – no entanto, este tipo de nome não gera exclusividade no mercado e a marca acaba sendo mais fraca no âmbito jurídico, ou seja, possui baixo grau de proteção marcária e isso gera menor grau de distintividade.

Exemplos: Multigrip, Nescafé, Netshoes.

Marca descritiva

Semelhante à marca evocativa, as marcas descritivas trazem em seu nome um adjetivo relacionado ao ramo da atividade representado por elas – ou seja, o nome da marca é literalmente o produto ou serviço oferecido pelo negócio. Geralmente, as marcas descritivas têm nomes comuns, o que gera dificuldade no momento do registro; além disso, este tipo de marca deixa o nome vulnerável, isto é, sem a garantia de uso exclusivo de parte do seu nome e sem distintividade o suficiente da concorrência.

Exemplos: Atacadão, Bom Ar.

O empreendedor deve considerar todas as possibilidades nominais para a sua marca, sempre que possível com o auxílio jurídico. Além disso, é sempre importante pesquisar para escolher o nome da marca e o principal: verificar se ela já existe.

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